Equipamentos tecnológicos e profissionais qualificados podem fazer a diferença para minimizar os problemas de segurança patrimonial 

Sua empresa está bem protegida contra os crimes de ocasião, aqueles que acontecem por conta da oportunidade ou até mesmo das ações criminosas mais elaboradas? Hoje em dia não basta apenas instalar câmeras de segurança e portões automáticos para inibir a criminalidade.  A segurança patrimonial deve ser prioridade para que você, seus colaboradores ou seu negócio não corram riscos. Precauções bem específicas devem ser tomadas para evitar uma situação desagradável, como um furto ou roubo.

Os furtos internos geram prejuízos para a organização e até desconfortos para a equipe, assim como nos casos de roubo que causam perdas financeiras e danos emocionais. Então, como evitar essas situações que levam a insegurança no local de trabalho?

A segurança privada é uma importante peça que pode minimizar as ações de criminosos e restaurar a confiança interna. Além da mão de obra especializada, este serviço evoluiu e conta com recursos tecnológicos capazes de proteger seu patrimônio. Para uma estrutura eficiente é necessário realizar um trabalho de análise desenvolvido por profissionais experientes e com know-how comprovado. 

Para ter um sistema integrado de segurança que seja eficiente é preciso recursos que permitam mais agilidade e soluções inteligentes na prevenção e também ação de resposta mais rápida em situações de crise. 

Análise de riscos 

Antes de iniciar os trabalhos de segurança, uma empresa competente vai realizar uma análise profunda e detalhada das dependências do cliente. Onde será avaliado os pontos fortes e fracos do local e o que precisará de mais atenção. A análise de riscos vai definir, através da expertise de um consultor, quais são as vulnerabilidades existentes dentro e fora do ambiente estudado. 

Serão propostas as melhores soluções para eliminar os riscos de ações criminosas sem atrapalhar o fluxo ou a rotina de trabalho dos colaboradores. As visitas, assim como reuniões realizadas com pessoas de fora da equipe do cliente, também seguirão normalmente. A ideia é não afetar os fatores que geram sucesso para o empreendimento, mas sim aumentar a segurança do local. 

A análise de risco trata-se de um trabalho técnico de estudo que fornece um diagnóstico preciso para a definição de quais serão as melhores práticas e políticas de segurança. 

Boas práticas e políticas de segurança 

Se o seu negócio está sofrendo com assaltos e furtos, é importante avaliar quais são as vulnerabilidades da companhia. Leve em consideração todos os detalhes que de alguma forma possam facilitar ações criminosas, como áreas sem monitoramento ou pouco iluminadas, aberturas em cercas, telhados ou dutos de ar. Uma portaria sem monitoramento constante e sem proteção, onde o acesso é livre para qualquer um que chegue. Ou até a falta de identificação adequada dos colaboradores. 

Entretanto, não basta apenas se preocupar com os ajustes estruturais, o que vai garantir a segurança patrimonial são medidas internas eficientes. Como por exemplo, criar políticas de segurança para conscientizar seus colaboradores, por meio de treinamentos, cursos, workshops e até campanhas motivacionais. 

Dicas de segurança

Veja alguns cuidados básicos que são primordiais para manter seu patrimônio e os colaboradores seguros: 

– Em caso de perda das chaves de abertura da empresa ou se um funcionário desligado da equipe não as devolver, é certo que as fechaduras precisaram ser trocadas. 

– Em caso de aluguel ou compra de salas comerciais também é preciso trocar as fechaduras sempre que o local mudar de responsável. 

– Mantenha a organização do perímetro sempre limpa e livres de obstáculos que possam ser usados em uma ação criminosa, por exemplo, arbustos e árvores próximo a muros podem facilitar a entrada por meio de escaladas ou oferecer esconderijos. 

– Todas as ferramentas e equipamentos utilizados na rotina do trabalho devem ser organizados e bem guardados, nunca deixe esses objetos expostos ao tempo ou abandonados. Pois assim será mais fácil alguém os levar embora. 

– Proteja as janelas de vidro e portas com painéis de segurança, barras ou grades. 

Terceirização da segurança patrimonial 

Apenas uma empresa especializada em segurança patrimonial poderá oferecer soluções que realmente evitem incidentes e terá a competência necessária para realizar estudos de vulnerabilidade e apontar as reais falhas de segurança. 

Outro ponto relevante é que a terceirizada será responsável pela contratação do pessoal de segurança, além de disponibilizar os recursos (equipamentos tecnológicos e treinamento de equipe), para corrigir as falhas e garantir a segurança patrimonial. 

Opte por uma empresa que ofereça soluções integradas! Acesse nosso site e conheça os serviços de segurança predial, portaria e limpeza: https://vertreck.com.br/.